Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

É firmado convênio que favorecerá comunidades de São José do Norte

Publicação:

20140423163833estaleiro220414.jpg
Convênio garante 2.000 horas/máquinas com investimento total de R$ 1.126.000,00. - Foto: Jéssica Fontoura / SOP

O fluxo de caminhões pesados no centro histórico do município de São José do Norte, que causou prejuízo a população local está com os dias contados. Foi firmado no final da tarde desta terça-feira (22), no gabinete da Secretaria de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP) o convênio que prevê a construção da estrada municipal (seguindo projeto da Avenida Perimetral), como rota alternativa para o Estaleiro EBR, que terá como principal função desafogar o tráfego de veículos de carga pelas vias urbanas do município.   

O documento assinado pelo Secretário de Obras Públicas, o Engº. Eduardo Medeiros e o vice-prefeito Francisco Elifalete Xavier, garante 2.000 horas/máquinas com investimento total de R$ 1.126.000,00. Através da Secretaria, serão disponibilizadas 300 horas/máquina de trator esteira, 300 de motoniveladora, 600 de rolo compactador, 300 de restroescavadeira, 200 de escavadeira hidráulica, 300 de caminhão tanque, e o fornecimento de 10.000m³ de insumos (brita e saibro). Integralizará o convênio a contrapartida do município com 200 horas/máquina de motoniveladora, 100 de retroescavadeira, 200 de caminhão caçamba e ainda se encarregará por realizar eventuais serviços de detonação, colocação de tubos para drenagem, para realização dos serviços propostos, bem como disponibilizar outros equipamentos que se fizerem necessário. 

A ação conjunta da Defesa Civil, do Governo do Estado e do município foi fundamental para ajudar a atender de São José do Norte, há tempo vinha sofrendo com danos, como rachaduras nos prédios, barulho, barro e pó, frisou Medeiros.

 De acordo com o Relatório da Defesa Civil, a intensificação das obras do Estaleiro EBR, causou o fluxo de 3.620 veículos de carga, pelas vias urbanas do município, entre novembro de 2013 a fevereiro do corrente ano. Segundo o levantamento, cerca de 33 edificações apresentaram rachaduras, o que representa 20% das construções imobiliárias da cidade, levando o Município a decretar Situação de Emergência, caracterizado pelo Colapso nas Edificações. 

Por meio de Protocolo de Intenções firmado entre o Governo do Estado e a empresa EBR, o Governo do Estado se comprometeu em viabilizar o acesso ao estaleiro, através da Secretaria de Obras Públicas inserida recentemente em abril deste ano no processo, para que dentro de suas atribuições realize a construção da base da via que futuramente receberá a camada asfáltica.

 "A SOP, por meio do Programa Estradas do Desenvolvimento foi vista como alternativa de solução para este problema, sendo sugerida somente em fevereiro deste ano. Logo, começamos a trabalhar sobre o tema, sendo incluída no Protocolo de Intenções, e depois de 60 dias já estamos com o convênio assinado. Os serviços poderão ser iniciados nos próximos dias. Podemos considerar que a ação por parte da SOP foi muito rápida, considerando que esta demanda foi apresentada no Governo passado, e assim vemos mais um compromisso do Governo do Estado sendo cumprido", destaca Medeiros.

 Estima-se que a construção da nova Avenida Perimetral beneficie mais de 1.500 pessoas, entre elas, moradores, alunos e trabalhadores da região afetada. “Eu acho que a reafirmação do governo do Estado juntamente com o município, teve uma resposta rápida. Esta ação é um alívio para nossa comunidade que há tempo vem reivindicando uma ação do município. Para isso, buscamos a solução para o problema em todas as áreas”, destacou Xavier. 

Participaram do ato o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Guido Bamberg, O Diretor Geral da SOP, Éderson Machado,Chefe de Sessão, Tarso Rohrig Rebordinho, o Assistente do Secretário de Planejamento, Rafael Prestes, o secretário de obras de São José do Norte, Cristian Wyse de Lemos e o Coordenador Regional da Defesa Civil da Região Sul, Maj. Márcio André Facin. 

Secretaria de Obras Públicas