Secretaria de Obras Públicas se compromete em reformar escola interditada de Bagé

20140611181316-dsc5922.jpg
Secretário Medeiros ouve vereadores e representantes da Escola Justino Costa Quintana e dá boas notícias sobre a reforma da in - Foto: Jéssica Fontoura

Escola Justino Costa Quintana receberá R$ 5.5 milhões para reforma geral

Estiveram reunidos nesta quarta-feira (11) com o Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, o Eng.º Eduardo Medeiros, os representantes da Escola Justino Costa Quintana e vereadores de Bagé. A reunião foi para enfatizar a necessidade das obras na instituição que está interditada desde 7 de agosto de 2013 e tratar sobre os prazos para realização da obra.

A instituição que tinha cerca de 1500 alunos, hoje trabalha em salas cedidas ou alugadas na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart, e na Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Esta transferência vem causando diversos transtornos para os alunos, por exemplo, alguns deles estão estudando a mais de 10 km de suas residências; há falta de refeitório e cozinha; o espaço para o recreio é inadequado; existem problemas de segurança; atraso do calendário escolar; e principalmente, a evasão escolar.

O Coordenador da Secretaria Estadual de Obras Públicas, Ricardo Todeschini, afirmou que a obra está entre as prioritárias do Governo do Estado e que o projeto já foi aprovado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Segundo Medeiros, a previsão de investimento é de R$ 5.5 milhões. “A reforma e ampliação pela qual a escola passará já estarão de acordo com o Programa Básico de necessidades de obras que prevê sala de estudos para professores, quadro escolar branco, aparelhos de ar condicionado, ambiente wireless, entre outros 13 itens”, declarou.

A previsão da Secretaria é de que até o fim da semana que vem, os projetos sejam enviados a Central de Licitações e que no dia 15 de setembro já se possa assinar a ordem de início da obra.

Estiveram presentes na reunião o Secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã,   João Motta, técnicos do Departamento de Obras da Secretaria de Obras Públicas, O Deputado Estadual Luís Augusto Lara, os vereadores de Bagé Carlinhos do Papelão, Esquerda Carneiro, Geraldo Saliba, a vice-diretora da Escola Claudia Quincozes Martins, a professora da escola e presidente do conselho escolar Aniele Torma e representantes do corpo dicente e docente da escola.