Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Governo do Estado dá inicio ao processo licitatório da Barragem São Sepé

Publicação:

20140704113118-mg-6698-2.jpg
Documento foi assinado pelo governador Tarso Genro e estiverem presentes, o Secretário Estadual de Obras Públicas, Irrigação e - Foto: Divulgação Governo RS

Na manhã desta quinta-feira, 03/07, o governador Tarso Genro, durante encontro realizado no Palácio Piratini, deu inicio ao processo licitatório da Barragem São Sepé, uma demanda já solicitada há 70 anos, e que será entregue a na central de Licitações – Celic, para elaboração do edital. Depois da publicação, as empresas interessadas terão 30 dias para estudar o edital e apresentar suas propostas. Estiveram presentes o Secretário Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, o Engenheiro Eduardo Medeiros, o deputado federal Luiz Carlos Busato,  o prefeito de São Sepé, Leocarlos Girardello, e demais autoridades.

 A obra, que será viabilizada através de recursos provenientes de convênio firmado entre o Estado e a União, contemplada no PAC II, é uma iniciativa da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação de Desenvolvimento Urbano (SOP) que beneficiará milhares de pessoas com abastecimento urbano.

Para o secretário de Obras Públicas, Eduardo Medeiros, as obras visam o controle dos efeitos das cheias, reduzindo os danos nas lavouras e evitando desperdícios da água; acumulação de água para abastecimento das populações urbanas e rurais; dessedentação animal; preservação das condições ambientais da vida silvestre e irrigação durante os períodos de estiagem

A barragem tem como público-alvo os produtores rurais e a população urbana de diversos setores da economia das cidades de São Sepé, Formigueiro, Vila Nova. A previsão é a geração de cerca de 3.800 novos postos de trabalhos entre diretos e indiretos.

Ficha técnica:

Área de alague: 893 ha

Volume útil: 129 hm³

Altura do barramento: 49 m

Comprimento do barramento: 520 m

Área irrigável: 15.176 ha

 Benefícios para a sociedade:

•      Área Irrigada Ampliada: beneficiando os municípios de São Sepé, Formigueiro e Vila Nova, somando o cerca de 15.176 ha.

•      Abastecimento urbano contínuo estabelecido para a população do município de São Sepé: 40 mil pessoas atendidas.

•      Área ambiental preservada, através da incorporação de áreas consideradas de preservação ambiental permanente (APP), com largura e 100m ao longo do entorno da barragem, resultando em 902,85 ha de preservação permanente e garantia da vazão para o equilíbrio ambiental do ecossistema na região.

•      Cheias controladas: reduzir os efeitos danosos das cheias sobre as lavouras e infraestrutura existentes, evitando perdas hídricas resultantes das cheia.

 Texto: Luciana Debom / ASCOM SOP

 

Secretaria de Obras Públicas