Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Palestra sobre o Plano de Irrigação e Usos Múltiplos da Água faz parte da agenda do Diálogo Setoriais

Publicação:

20140806180031-dsc6554.jpg
O Eng° e Secretário Executivo do Conselho Gestor de Irrigação e Usos Múltiplos da Água fala sobre as ações do Departamento de - Foto: Alessandra Nicoletti

O Departamento de Irrigação da Secretária de Obras Públicas apresenta ações que contribuirão para minimizar os efeitos da estiagem.

 

A fim de minimizar os efeitos da seca e garantir os usos múltipos da água em regiões do interior do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano instituiu ao longo deste Governo programas que prevêem o  armazenamento de água e fomentação de áreas rurais irrigadas. Na manhã desta quarta-feira (6), o Eng° Agrônomo, responsável pela área ambiental do Departamento de Irrigação da SOP, Ricardo Núncio apresentou o Plano Estadual de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, PIUMA aos técnicos dos departamentos da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã – SEPLAG e da Fundação de Economia e Estatística -  FEE.

 Durante a palestra, o Engenheiro e Secretário Executivo do Conselho Gestor de Irrigação e Usos Múltiplos da Água explicou os projetos e recursos das barragens Taquarembó, Jaguari e São Sepé, bem como a construção de 600 açudes em áreas de produção rurais, relacionando-os no contexto da necessidade em captar, armazenar e distribuir  água em áreas eminentes afetadas pela seca. “Estima-se que as barragens serão concluídas ao final de 2015 faltando apenas cerca de 70 km de canais, que serão licitados também no próximo ano. Ao todo, cerca de 53,7 mil ha  serão irrigados, o que potencializará o agronegócio e a economia local”, declarou Núncio.

 Além de apresentar as notas técnicas sobre as barragens, Núncio também falou sobre o programa de construção de açudes e seus benefícios. Ele afirma que 600 açudes já foram instalados nos últimos dois anos a fim de minimizar os efeitos da estiagem, irrigar a produção de grãos ou pastagens para a produção de leite, além da dessedentação animal.

 O encontro faz parte da agenda dos Diálogos Setoriais, que vêm acontecendo desde maio deste ano. Até agora, temas como o Plano Bacia do rio Gravataí (Comitê da Bacia), Plano Estadual de Recursos Hídricos (SEMA), Termo de Referência do Plano Estadual de Saneamento (SEHABS) e o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (SEHABS), já foram discutidos.                              

 Texto: Luciana Debom / ASCOM SOP

Secretaria de Obras Públicas