Ordem de reinício para conclusão da barragem Jaguari é assinada

20140822152915img-20140822-wa0006.jpg
Ordem de reinício para conclusão da barragem Jaguari foi assinada nesta sexta-feira, em Rosário do Sul - Foto: Ramão Alvares

Após três anos e meio de trabalho intenso para retomar as obras da barragem Jaguari, foi assinada nesta sexta-feira (22/08) a ordem de reinício dos serviços para a sua conclusão. A assinatura aconteceu no salão de eventos da Prefeitura de Rosário do Sul, às 10h, e contou com a presença do Prefeito do município, Luis Henrique Antonello, do Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Eng. Eduardo Medeiros, além dos prefeitos dos municípios beneficiados e demais autoridades.

De acordo com o Secretário Medeiros, o objetivo é criar um reservatório de acumulação anual para fornecimento de água para usos múltiplos. “A barragem ficará localizada entre os municípios de São Gabriel e Lavras do Sul, na região da Campanha do Estado do Rio Grande do Sul” explicou.

Medeiros ainda acrescenta que após a conclusão da obra, os volumes armazenados atenderão com destaque para contribuição indireta na solução dos problemas de abastecimento de água da cidade de Rosário do Sul, além de manter a balneabilidade da praia de Areias Brancas e o controle das cheias no município, o que evitaria prejuízos atualmente recorrentes nessa região. Também será possível irrigar 17.000 hectares das várzeas do arroio Jaguari, abrangendo toda a área entre Cacequi e Rosário do Sul, além da garantia de vazão remanescente para atendimento ao equilíbrio ambiental do ecossistema na região.

O Prefeito de Rosário do Sul, Luis Henrique Antonello, destacou a importância da obra. "Há muitos anos participo de reuniões e comitês para tratar do assunto da barragem e hoje é um a realização de um sonho. Jaguari representa para nós a possibilidade de irrigação de mais de 20 mil ha da maior região produtora de grãos do Estado”, disse.

A continuidade dos serviços da barragem, que será realizada pela empresa Sultepa, contará com maciço homogêneo de solos e arenos argilosos, com 1045 m de comprimento, altura máxima de 25 m e volume acumulado de 159.000.000 m³. O investimento será de R$ 55.766.890,58, sendo 1% do Estado e 99% contrapartida da União.

Segundo o Secretário do Planejamento, João Mota, na próxima quarta-feira representantes da SEPLAG e da SOP estarão em Brasília, no Ministério da Integração para tratar sobre a licitação das obras dos canais que acontecerão juntamente com a conclusão da barragem.

Além das autoridades já citadas estiveram presentes a vice-prefeita de Rosário do Sul, Zilase Rossignollo, o Prefeito de São Gabriel, Roque Montagner, o engenheiro representante da empresa Sultepa, Auri Tartari, e o Diretor do Departamento de Irrigação da SOP, Gilmar Carabajal.

Texto: Luciana Debom / ASCOM SOP