Novo passo é dado para a construção de diques de contenção de cheia em Uruguaiana

20140828113113site.jpg
SOP, Prefeitura de Uruguaiana e Defesa Civil conversam sobre documentação que viabvilizará a construção dos diques no municípi - Foto: Ramao Alvares

Autoridades do município e do Estado se reuniram para apurar a documentação que viabilizará a obra de contenção

Diante da cheia do Rio Uruguai que desabrigou mais de 6 mil pessoas em Uruguaiana este ano, o Prefeito Luis Augusto Schneider esteve nesta manhã no Gabinete da Secretaria de Obras Públicas para tratar sobre o Projeto que viabilizará a construção de diques  de contenção em dois pontos da cidade, um no Salto de Cima e outro no Cacareu. O encontro reuniu representantes da SOP, da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente de Uruguaiana e da Magna Engenharia, empresa responsável pelo primeiro estudo em 1986.

De acordo com Schneider, a última cheia alcançou 11.82 m  de altura o que o preocupa, pois caso o rio suba ainda mais poderá inundar parte da cidade. “Nossos dados apontam que em 1983 as águas chegaram a 13.4 m de altura e se isso se repetir, parte da cidade estará comprometida. Por isso, precisamos tomar providências para segurança  de nossos munícipes”, declarou.

O Secretário de Obras Públicas, Eng. Eduardo Medeiros afirmou que por determinação de Governo a obra é uma das urgências do Estado e para isso está intervindo junto ao Governo Federal para que o projeto seja atendido logo. O Diretor de Irrigação da SOP, Gilmar Carabajal explica que o processo será através do Regime Diferenciado de Contratação de Obras Públicas, que prevê a elaboração do projeto executivo, bem como a execução da construção. “Fizemos o Termo de Referência, que é o conjunto de informações e prescrições estabelecidas pela Secretaria das Obras Públicas e Irrigação, com o objetivo de definir e caracterizar as diretrizes, o programa e a metodologia relativos aos serviços a serem executados.  Assim que a prefeitura conseguir a Licença Ambiental junto  ao Departamento de Meio Ambiente do município, a SOP poderá encaminhar a documentação para o Ministério de Intregração em Brasília, para a captação de recursos Federais e efetuar a  licitação”.

Participaram da reunião o Secretário de Meio Ambiente de Uruguaiana, Rogério de Moraes, o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Cel. Oscar Moiano, o Chefe de Gabinete major Ari Ferreira e o Engenheiro da MAgana Engenharia, José Américo Lemers.

Texto: Luciana Ventura Debom

Jornalista MTB/SC 3790