Secretaria Estadual de Obras completa 125 anos

20150324154918-dsc0126.jpg
Discurso do Secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, na confraternização em comemoração aos 125 a - Foto: Jean Patrick Hochmüller Maidana/SOP

Para comemorar mais um aniversário, a Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação promoveu na tarde desta segunda-feira (23), a confraternização alusiva aos 125 anos da instituição, reunindo servidores, ex-secretários e autoridades estaduais.

Ao longo dos seus 125 anos, a secretaria tem como principal objetivo transformar os desafios para o desenvolvimento do Estado em oportunidades de crescimento econômico e social. O Governo estadual integrou à pasta de Obras Públicas os temas estratégicos da Habitação e Saneamento. O que permite à SOP viabilizar ações para o bem-estar social nas áreas urbanas e para o desenvolvimento integrado das cidades gaúchas.

Foram homenageados na cerimônia os ex-secretários César Luis Baumgratz, Luis Carlos Busato e Eduardo Medeiros, com o descerramento da foto no mural de autoridades que passaram pelo comando da Secretaria desde a sua fundação.

O ex-secretário e Deputado Federal, Luis Carlos Busato, agradeceu a homenagem e cumprimentou todos os funcionários da SOP, destacando a importância da Secretaria para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.

Em seguida o ex-secretário de Obras, Eduardo Medeiros, parabenizou a secretaria pelos seus 125 anos de história, comentando sobre a honra em ter comandado a SOP durante quase um ano de serviços.

O Deputado Estadual e ex-secretário, Frederico Antunes, em seu pronunciamento destacou a satisfação em ter feito parte da secretaria, reconhecendo o trabalho desenvolvido por Luis Carlos Busato e Eduardo Medeiros frente à pasta, ressaltando ainda a importância da secretaria que lhe oportunizou conhecer melhor o estado do Rio Grande do Sul.

Em seguida foi realizado o ato em homenagem aos servidores da SOP, representado pelo Engenheiro Carlos Augusto Sanchotene Bressan, recebendo das mãos do Secretário Estadual, Gerson Burmann e do sub-chefe jurídico da Casa Civil, Dr. José Guilherme Kliemann, uma placa em homenagem aos 125 anos da secretaria.

Carlos Bressan agradeceu em nome de todos os servidores a homenagem, destacando a importância dos trabalhos realizados pela secretaria, uma das mais antigas instituições do estado, tendo em sua trajetória obras marcantes como o Palácio Piratini e o próprio Centro Administrativo. Bressan ainda desejou boas vindas aos servidores da Habitação, Saneamento e a Corsan, que volta a integrar a secretaria.

O Secretário Estadual de Obras, Gerson Burmann, agradeceu a presença de todos os funcionários, cumprimentando os servidores da Secretaria de Saneamento e Habitação que desde o início do ano passaram a integrar a secretaria. Burmann destacou a cooperação e o auxilio dos ex-secretários Luis Carlos Busato e Eduardo Medeiros, na troca de informações, orientações e conversas, agradecendo aos secretários pelo auxilio durante o processo de transição.

Gerson Burmann ainda abordou em seu pronunciamento a importância de olhar para frente, buscando construir e fortalecer as relações de trabalho com as demais secretarias, em busca do desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul. A Secretaria de Obras serve como um termômetro do desenvolvimento e da pujança do Estado, tem o seu alicerce fixado no quadro funcional da instituição.

Representando o Governo do Estado e a Casa Civil, Dr. José Guilherme Kliemann, transmitiu ao secretário o abraço do Governador, José Ivo Sartori, abordando a relevância da secretaria no desenvolvimento do Estado e ao trabalho realizados pelos servidores da SOP, desejando a instituição muitos anos de vida.

Após o pronunciamento do representante da Casa Civil, teve início a confraternização de comemoração ao aniversário da Secretaria de Obras, reunindo autoridades estaduais, assim como os servidores de Obras, Saneamento e Habitação.

Participaram da cerimônia, representando a Casa Civil, o sub-chefe jurídico Dr. José Guilherme Kliemann, o Deputado Estadual, Frederico Antunes e o Deputado Federal, Luis Carlos Busato, o presidente da SINTERGS, Joanes Machado da Rosa, o diretor geral da Secretaria de Segurança Pública, Dr. Alciomar Goersch e Eloir Flores, representando o Secretário de Educação, Vieira da Cunha, assim como demais autoridades e servidores da secretaria.