Secretário de Obras participa do programa TVCOM 20 Horas

20150520114000-dsc0169.jpg
Secretário de Obras participa do Programa TVCOM 20 Horas. - Foto: Jean Patrick Hochmüller Maidana/SOP

O Secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, participou na noite desta terça-feira (19), do Programa TVCOM 20 Horas, apresentado pelo jornalista, Leonardo Muller e transmitido pela TV COM.

O programa abordou o ajuste fiscal promovido pelo Governo Federal, com destaque para os possíveis prejuízos que o estado pode ter no recebimento de recursos provenientes do tesouro nacional,  para obras de infraestrutura e programas sociais.

Durante o programa também foi debatida a obra de construção da Sala da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, suspensa desde agosto do ano passado, devido a questões estruturais apresentadas pela empresa vencedora da licitação. O Secretário Gerson Burmann, explicou que a Secretaria de Obras vem trabalhando diariamente para solucionar o entrave que impossibilita a retomada da obra. As conversas que envolvem os técnicos da secretaria de obras e de cultura, os representantes da empresa vencedora, e a Ospa, não afastam a possibilidade de buscar um consenso e a rescisão do contrato de forma amigável.

Dentro do tema relacionado às obras, o secretário destacou os trabalhos de reformas em escolas estaduais em fase de execução, que somam mais de oitenta intervenções emergenciais, fruto do levantamento realizado pela secretaria de obras e educação. Também foi abordado os projetos para construção de quadras poliesportivas cobertas que deverá contemplar mais de quarenta escolas gaúchas.

Gerson Burmann destacou o trabalho desenvolvido pelo estado para a regularização fundiária de áreas pertencentes à antiga COHAB, buscando assim oficializar a posse dos terrenos aos municípios, garantindo assim futuros investimentos na área de moradias populares. Um exemplo desse trabalho foi a assinatura na manhã desta terça-feira das escrituras de cinco áreas que eram de propriedade do Estado e foram repassadas às prefeituras de São Luiz Gonzaga, Barra do Guarita, Erechim e Erval Grande, para a regularização fundiária de famílias que residem nos locais e para novos empreendimentos habitacionais nos municípios.

Dentro da área de habitação foi abordada ainda, a retomada das conversas com representantes do ministério público, defensoria pública e os sindicatos de moradores do Morro Santa Teresa, para a regularização fundiária das comunidades que residem no local.

Na área de saneamento o secretário destacou as ações e investimentos promovidos pela secretaria na perfuração de poços artesianos em comunidades do interior, construção de rede de água, assim como investimentos nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em fase de execução pela Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN.

No encerramento do bloco de participação do programa, o secretário agradeceu a oportunidade e o espaço disponibilizado pela TVCOM para apresentar as ações desenvolvidas pela secretaria diariamente em busca do desenvolvimento do estado.