Assinado acordo operacional para perfuração de poços artesianos no município de Roque Gonzales

20150629220900-dsc0020.jpg
Acordo Operacional para perfuração de poços artesianos. - Foto: Jean Patrick Hochmüller Maidana / ASCOM SOSH

O Governo do Estado vem passando por uma série de reestruturações administrativas, trabalhando no fortalecimento dos programas e ações desenvolvidas pelas secretarias e empresas vinculadas aos cidadãos gaúchos.

Na tarde desta segunda-feira (29), foi realizado na Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH), a assinatura do acordo operacional para perfuração de dois poços artesianos no município de Roque Gonzales.

O Acordo Operacional firmado entre a Secretaria e a Prefeitura Municipal de Roque Gonzales irá beneficiar as comunidades de Dona Otília Norte e Cabeceira do Palmeira com a perfuração de poços tubulares para abastecimento de água nas duas comunidades.

O Secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann destaca a importância do Programa. “O Programa de Perfuração de Poços Artesianos, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Corsan e os municípios através de um acordo operacional, tem como finalidade garantir e promover o abastecimento de água para aquelas localidades que não possuem acesso a redes de abastecimento, garantindo a saúde e o bem estar das comunidades”, destacou o secretário.

O Programa de Perfuração de Poços Artesianos é desenvolvido em parceria com Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), beneficiando as comunidades do interior do Estado que não possuem fornecimento de água.

Para a execução do projeto, fica a cargo do Estado a localização e abertura dos poços, através da cedência das equipes e equipamentos, assim como a análise e teste da produção e qualidade da água. Os municípios em contrapartida devem promover a liberação da área definida, elaboração do projeto da rede e as despesas em relação ao combustível dos equipamentos e veículos utilizados para a perfuração dos poços.

Participaram do ato de assinatura do acordo operacional o Prefeito Municipal de Roque Gonzales, Sadi Wust Ribas, o Secretário Municipal de Agricultura, Leomar dos Santos Cantini, o Diretor Geral da Secretaria, Valmor Krysczun e o Assessor Parlamentar do Deputado Estadual Eduardo Loureiro, Marcio Bosa de Oliveira.