20150727120412-dsc0054.jpg
Secretário de Obras assina contrato para construção do Centro Regional de Excelência em Perícias - Foto: Jean Patrick Hochmüller Maidana/SOP

Na última sexta-feira (24), o Secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann assinou o contrato para o início das obras do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do Rio Grande do Sul. A súmula do contrato está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (27).

O ato de assinatura do contrato contou com a presença do Diretor-Geral do IGP, Cléber Müller, do Chefe da Divisão de Projetos e Convênios do IGP, Jackson Dombrowski, da Assessora Jurídica da Secretaria, Letícia Alfaro e da Chefe de Gabinete, Adenir de Fátima Jahn.

De acordo com o Secretário de Obras, Gerson Burmann a obra de construção do novo centro do IGP é importante para o Estado do Rio Grande do Sul, beneficiando milhares de gaúchos. “Assinamos na última sexta-feira o contrato para construção do Centro de Excelência em Perícias Criminais do Rio Grande do Sul, uma importante conquista para a população gaúcha que será beneficiada com a qualidade e agilidade dos laudos de todas as áreas da perícia. O projeto de construção do novo centro contou com árduo trabalho dos servidores da Secretaria de Obras e do Departamento Técnico da Secretaria de Segurança Pública, desenvolvido de forma conjunta entre as duas instituições do estado”, destacou o secretário.

A construção do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais tem como objetivo adequar às necessidades técnicas da perícia criminal e aparelha-lo de modo a permitir que sejam realizadas as perícias, sobretudo às de natureza complexa, demandadas nos Estados do RS, SC e PR e, eventualmente, das demais unidades da federação, integrando regionalmente os órgãos periciais oficiais, sob promoção da SENASP, no que diz respeito à produção da prova material, por meio da realização de exames periciais diversos, mormente os de caráter complexo, bem como, à capacitação e qualificação técnica dos servidores.

A estrutura será erguida no bairro Navegantes, em Porto Alegre, ao lado da sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O prédio terá sete andares, totalizando 11,7 mil m2 de área construída, erguida em um terreno de 7,3 mil m2. A obra possui valor total de R$ 29,2 milhões. Destes, R$ 25,9 milhões são recursos do governo federal, com contrapartida do governo do Estado de R$ 3,3 milhões. O prazo de conclusão é de 24 meses.

O Projeto inicial foi coordenado pelo grupo de arquitetos e engenheiros da Secretaria Estadual de Obras, através dos servidores Carlos Eduardo Iponema Costa, Vanessa Marinheiro Pinheiro, Tatiana Aquino Rodrigues e de Renato Vital da Polícia Cívil.