Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Secretário participa da solenidade de assinatura de contrato para elaboração do projeto de restauro do MARGS

Publicação:

2015082719304211224196-1005160892868837-4997954100320772312-o.jpg
Secretário participa da solenidade de assinatura de contrato para elaboração do projeto de restauro do MARGS - Foto: ASCOM SC

Os secretários de Estado da Cultura, Victor Hugo, e de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, assinaram nesta quarta-feira (26) o contrato com o escritório de arquitetura de Simone Neutzling, que foi selecionada para fazer o projeto arquitetônico e os projetos complementares das obras. Tão logo o projeto seja concluído, haverá uma licitação pública para a execução das obras de restauração do museu. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração Crescimento (PAC) Cidades Históricas.

 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS – é o principal museu de arte do Estado e um dos mais importantes do país. Seu acervo reúne mais de 2.800 obras de artistas nacionais e internacionais, compondo um panorama dos movimentos artísticos da arte brasileira ao longo do século XX e, sobretudo, das artes visuais no Rio Grande do Sul, desde os seus primórdios, no século XIX, até os dias atuais.

 

O Secretário de Obras, Gerson Burmann participou da solenidade de assinatura do contrato, conhecendo um pouco mais da história e da estrutura desse importante ícone da cultura e história do Rio Grande do Sul. “Participar da solenidade de assinatura do contrato com a empresa que será responsável pela elaboração do projeto arquitetônico para a restauração do Museu de Artes do Rio Grande do Sul, é uma satisfação quanto gestor público, afinal falamos do tradicional e histórico patrimônio cultural do nosso estado. Também é importante destacar o papel desenvolvido pela Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação para o desenvolvimento do nosso estado, sempre atuando de forma conjunta com as demais pastas da administração estadual, na elaboração de projetos ou na fiscalização das obras em andamento no nosso estado”, destacou o secretário.

 

Victor Hugo destaca o significado do ato. “Esta é mais uma ação que encontrei em andamento quando assumi a pasta, e que solicitei à minha equipe que desse prioridade. Hoje podemos comemorar o avanço desta matéria. A assinatura deste contrato é um ato que materializa nossa vontade de fazer”, afirmou.

 

O PAC Cidades históricas é um programa do Governo Federal, coordenador pelo Ministério do Planejamento e executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O superintendente da Regional Sul do Iphan, Eduardo Hahn participou do ato de assinatura e disse que o momento “é muito importante porque significa o inicio da recuperação do Patrimônio Histórico com recursos do PAC Cidades Históricas. Este é o primeiro contrato, dos quatro autorizados, a ser assinado”, concluiu.

 

Secretaria de Obras Públicas