Secretário se reúne com beneficiários do aluguel social da ERS-118

20150828152609-dsc0630.jpg
Secretário se reúne com beneficiários do aluguel social da ERS-118 - Foto: Jean Patrick Hochmüller Maidana / ASCOM SOP

O Secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, se reuniu na manhã desta sexta-feira (28), com os representantes do município de Sapucaia do Sul e das 928 famílias que recebem do Governo do Estado o aluguel social. A reunião tratou dos prazos referentes ao repasse dos valores, esclarecendo aos moradores os motivos do atraso das parcelas do mês de Agosto.

Acompanhado pelo Diretor de Habitação, Eduardo Eugenio Fiorin, Gerson Burmann conversou com os beneficiários sobre as dificuldades financeiras que o estado do Rio Grande do Sul vem enfrentando nesse ano de 2015, aliados a crise da esfera federal e arrecadação menor que a prevista para esse ano.

“Queremos estreitar cada vez mais o diálogo com os beneficiários do aluguel social, apresentando de forma clara as dificuldades que o estado vem enfrentando para honrar seus compromissos. Estamos trabalhando e procurando resolver essa questão mais rapidamente possível, mas cabe ressaltar que no nesse mês de agosto o estado teve suas contas bloqueadas mais de uma semana, o que impossibilitou o pagamento aos municípios, fornecedores e aos beneficiários do aluguel social”, destacou o secretário.

O Aluguel Social beneficia 928 famílias, divididos em dois grupos, um no dia 10 para as famílias que efetuarem a entrega do recibo que comprova o pagamento do locatário ao locador na respectiva prefeitura de 11 a 25 do mês anterior e no dia 25, para quem entregar os recibos de 26 de um mês a 10 do mês seguinte.

As famílias que são beneficiadas com o auxilio recebem até R$ 500,00 conforme a Lei Estadual nº 14.039, de 6 de julho de 2012. O município de Sapucaia do Sul é o que concentra o maior número de moradores inseridos ao aluguel social (712), seguido de Gravataí (152), Cachoeirinha (61) e Porto Alegre (3).

O Diretor de Habitação, Eduardo Fiorin explica os motivos do atraso do pagamento as famílias beneficiarias do aluguel social. “Tivemos um problema com as contas do Estado que foram bloqueadas pela união, impossibilitando qualquer repasse de valores até que fosse arrecadado a quantia de R$280 milhões, referentes a parcela da divida do estado com a união. As contas só foram liberadas na quinta-feira passada, devido a esse entrave não foi possível efetuar o pagamento. Nossa intenção é efetuar o pagamento o quanto antes”, destaca o diretor.

Durante a reunião os representantes dos moradores beneficiários do aluguel social, tiveram a oportunidade de explanar suas dificuldades e medos em relação ao atraso dos repasses.

Também foi pauta de debate durante o encontro a criação de um Grupo de Trabalho que abordará de forma conjunta, a elaboração de projeto para construção de moradias definitivas aos moradores, reunindo representantes do governo estado, município e moradores.

A Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação encaminhou à Secretaria da Fazenda a documentação solicitando o pagamento das faturas, devido à insuficiência financeira do tesouro do estado não foi possível efetuar os repasses aos moradores.

Participaram da reunião o Vice-Prefeito de Sapucaia do Sul, Arlenio Silva, o Secretário Municipal de Habitação, Tita Nunes, os vereadores, José Carlos Dutra dos Santos, Jorge Barbosa de Souza, Everaldo Ramos de Moura e Edson Portilho, assim como os representantes da comunidade local.