Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Assinado contrato para restauração do Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha

Publicação:

2015112315042023-11-2015-15-00-50.jpg
Assinado contrato para restauração do Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha - Foto: Jean P. H. Maidana / ASCOM SOP

O Governo do Estado assinou na última sexta-feira (20) o contrato com a empresa Porto Novo Empreendimentos & Construções, para as obras de restauro do Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha, localizado no município de Porto Alegre.

A obra de recuperação e de conservação do prédio de 1935, orçada em R$ 22,5 milhões, pretende recuperar e conservar a edificação que faz parte desde o ano de 2006 do patrimônio histórico do Estado.

Em cerimônia realizada no Palácio Piratini, o Governador do Estado, José Ivo Sartori e os Secretários de Estado de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann e o de Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, assinaram junto aos representantes da empresa vencedora da licitação, o contrato para a execução dos serviços de reforma e restauro do Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha.   

O Secretário Estadual de Obras, Gerson Burmann avalia a importância do investimento e o fortalecimento da rede pública de ensino. “Investir na recuperação das nossas instituições de ensino, assim como restaurar e preservar a história de cada uma delas, é ter o compromisso com a educação e o futuro de milhares de jovens gaúchos. Nosso principal compromisso é proporcionar aos alunos condições adequadas para o ensino. Através do seu corpo técnico de profissionais, a Secretaria de Obras vem trabalhando para auxiliar e promover as transformações e o desenvolvimento do estado, atuando de forma exemplar nas áreas prioritárias como segurança, saúde e educação”, destacou o secretário.  

 


Restauro


Além do restauro, a estrutura do Instituto será modernizada e adaptada para receber os estudantes e as tecnologias envolvidas no trabalho em sala de aula nos dias atuais. O prédio, que ocupa uma área total 11.021 metros quadrados, atenderá exigências de acessibilidade e prevenção contra incêndio. O projeto da empresa 3C Arquitetura e Urbanismo contempla, ainda, paisagismo, reforma nas redes elétrica e hidráulica, iluminação interna e externa, segurança com a colocação de câmeras de vídeo monitoramento, rede lógica, sonorização e climatização.


Além da análise sobre a situação atual da estrutura, a empresa realizou pesquisas históricas e mapeou as peças originais e as modificadas ao longo dos anos. Adaptações do conjunto foram planejadas para qualificar e modernizar a tradicional escola pública.


As obras no Instituto de Educação vão iniciar após o término deste ano letivo. O prazo para a conclusão da obra é de 18 meses. Por isto, os 1.673 alunos estudarão nas escolas estaduais Roque Callage e Felipe de Oliveira, onde ficará o Ensino Infantil, durante 2016 e parte de 2017. O colégio tem 155 professores e funcionários.

Secretaria de Obras Públicas