Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Secretário Gerson Burmann se reúne com moradores da Chácara das Bananeiras

Publicação:

20160128222932reuniao.jpg
Secretário Gerson Burmann se reúne com moradores da Chácara das Bananeiras - Foto: Jean Patrick Hochmüller Maidana / ASCOM SOP

A regularização fundiária é um processo complexo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, com a finalidade de integrar assentamentos irregulares ao contexto urbano e legal da cidade.

A convite da Associação de Moradores da Ocupação Chácara das Bananeiras, o Secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, esteve na tarde de quarta-feira (27), na sede da associação comunitária, para ouvir as demandas dos moradores das Vilas Claréu, João Pessoa, Linha Tiro e São Miguel. 

O objetivo do encontro foi ouvir as reivindicações da comunidade, assim como explicar o trâmite e os passos do processo de regularização fundiária das áreas. A elaboração do levantamento topográfico, mapeamento das áreas de risco e o cadastramento das famílias são ferramentas fundamentais para esse complexo processo.

O secretário Gerson Burmann destacou que a secretaria vem trabalhando no mapeamento das ocupações buscando ferramentas técnicas e jurídicas para regularizar situações pontuais. A situação das Vilas Claréu, João Pessoa, Linha Tiro e São Miguel serão analisados de forma individual, devido à complexidade de cada área.  

Participaram da reunião a diretora do Departamento de Regularização Fundiária e Reassentamento – DERER, Lisiane Manassi Gomes, o diretor de habitação, Eduardo Eugênio Fiorin, o diretor adjunto de habitação, André Fortes, a presidente da associação de moradores da Vila São Miguel, Silvia Maciel, a equipe técnica do DERER e moradores do complexo. 

Secretaria de Obras Públicas