Três municípios gaúchos serão beneficiados com a perfuração de poços artesianos

20160426165332foto-2638.jpg
Três municípios gaúchos serão beneficiados com a perfuração de poços artesianos - Foto: Jean P. H. Maidana / ASCOM SOP

Foram assinados na manhã desta terça-feira (26), na Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação seis acordos operacionais para perfuração de poços artesianos em três municípios gaúchos.

O Programa de Perfuração de Poços (PAP) foi criado há 34 anos, diante da falta de água potável ou insuficiência para abastecer comunidades do interior do Rio Grande do Sul e garantir que as comunidades rurais tenham distribuição desse bem essencial à vida. Serão beneficiados com o programa os municípios de Faxinal do Soturno, Erval Seco e Hulha Negra.

No município de Faxinal do Soturno serão beneficiadas as comunidades Linha Gonçalves e Saxônia, em Erval Seco as localidades da Linha Machado e Nilo Fabris e no município de Hulha Negra as comunidades Emanuel e Colônia Nova Esperança.

O Secretário Estadual de Obras, Gerson Burmann avalia a importância do programa. “No ano passado perfuramos mais de cento e quarenta poços artesianos em oitenta e quatro municípios gaúchos, oportunizando que milhares de famílias pudessem ter acesso ao bem mais precioso que é a água potável. Temos o compromisso de fortalecer e ampliar esse programa que presta um importante auxílio aos municípios, garantindo saúde e o bem-estar das famílias”, destacou o secretário.

Participaram da assinatura o deputado estadual, Gilmar Sossella, o assessor parlamentar do deputado federal Giovani Cherini, Vinicius Merlin Nunes, os prefeitos de Faxinal do Soturno, Volnei Colvero Savegnago, de Erval Seco, Gilmar Leschewitz, de Hulha Negra, Erone Pedrinho Londero, os vereadores Marcus Leitzke, Getúlio Porto, Paulo Levino Hemann e Erli Edino Barbieri, o diretor geral da SOP, Valmor Krysczun, o diretor de saneamento, Carlos Alberto Vigne, a chefe de gabinete, Adenir de Fátima Jahn e o geólogo do DESAN, Felipe.