Mutirão da COHAB em Guaíba

20160505104717foto-0546.jpg
Mutirão da COHAB em Guaíba - Foto: SOP

Ocorre nesta semana, na cidade de Guaíba o primeiro Mutirão de Regularização de Imóveis da COHAB RS, promovido pela Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado.

A expectativa de atendimento nos dias 05 e 06 de maio, no CTG Caudilho Guaibense loteamento Ruy Coelho em Guaíba, é de orientar mais de 500 famílias visando promover o reconhecimento do atual morador com mais de 05 anos como proprietário do imóvel quitado.

Com o advento da reformulação da legislação da COHAB ocorrida em 2015, ampliaram-se os mecanismos relacionados à comprovação de posse dos imóveis, facilitando assim a emissão da escritura pública ao atual morador, num típico ato de usucapião administrativo.

Atualmente, nos quatro loteamentos da COHAB em Guaíba, mais de 2.500 imóveis já quitados aguardam o reconhecimento dos atuais proprietários para emissão de escritura pública e aproximadamente 230 imóveis aguardam concluir pagamentos de saldo devedor ou até mesmo, de comercialização.

No encontro, o Departamento de Habitação da Secretaria disporá dos técnicos habilitados para os devidos encaminhamentos às pessoas que lá comparecerem, bem como estarão presentes equipes da Defensoria Pública Estadual e do setor de habitação da Prefeitura Municipal de Guaíba.

Segundo o titular Gerson Burmann, haverá uma verdadeira oportunidade de reconhecimento de cidadania a inúmeras famílias, que há anos aguardam, graças à boa vontade de toda a equipe da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação em enfrentar e resolver os problemas.