Autorizadas as obras de ampliação de esgotamento sanitário em Ijuí

20160525124804foto-2547-1.jpg
Autorizadas as obras de ampliação de esgotamento sanitário em Ijuí - Foto: Jean P. H. Maidana / ASCOM SOP

O governador José Ivo Sartori assinou, nesta terça-feira (24), a ordem de início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Ijuí, no Noroeste do estado. O documento refere-se a obras remanescentes das redes coletoras e ramais prediais integrantes da Bacia 8, que compreende a região entre as ruas 24 de Fevereiro e 15 de Novembro, Pinheiro Machado (lado do canal do arroio Moinho), Bento Carvalho e Roberto Low e entorno da praça da República. A ampliação terá R$ 4.127.779,62 em recursos do PAC 1, que vão beneficiar aproximadamente 3.744 habitantes.

Além das obras remanescentes que terão início neste segundo semestre, a Corsan prevê investimento total de mais de R$ 40 milhões no tratamento de esgoto sanitário do município, que passará de 10% para 51%, atingindo 35 mil habitantes diretamente.

As obras remanescentes contemplam a execução de 18.120 metros de redes coletoras, 704 ramais prediais e quatro travessias em galerias de concreto, onde está previsto o assentamento de 147 metros de tubos de ferro fundido. Também será executada uma travessia na Rua do Comércio, sob duas linhas férreas da empresa Rumo ALL (América Latina Logística S.A), com 26 metros de extensão.""

Para o governador, as obras de ampliação do sistema de esgostos de Ijuí são uma contribuição do Estado para proteger e atender melhor as famílias do município, ao tratar melhor o solo e a água. “Todos se preocupam com água e esgoto. A obra, com tudo o que é preciso, não é cara e serve de exemplo para outros municípios”.

O presidente da Corsan, Flávio Presser, ressaltou a necessidade de um planejamento para que a circulação da cidade não seja prejudicada durante a execução dos trabalhos. “É preciso um planejamento que reduza os impactos que a obra pode causar. São obras que daqui a três anos estarão praticamente terminadas ou até concluídas”, garantiu.

Para o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, a parceria com o governo do Estado para a ampliação na rede representa melhor qualidade de vida para os cidadãos do município. “Temos o plano municipal de saneamento aprovado desde 2011 e essas obras vão potencializar o desenvolvimento das pessoas em nossa comunidade”, disse.

O secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, disse que o empreendimento é um desafio para a Corsan e para Ijuí, que irá avançar de forma significativa no tratamento do esgoto do município.

Ampliação do sistema de esgotos

O projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ijuí, com recursos de R$ 40.892.035,77 do PAC 2, prevê o assentamento de cerca de 98 quilômetros de rede coletora, entre diâmetros 150mm a 400mm, contemplando 8.893 ligações prediais e 3.181 ligações intradomiciliares. Serão duas Estações de Bombeamento de Esgoto (EBEs), sendo a EBE1 com uma vazão de 22,00 litros por segundo em diâmetro de 150mm e recalque de 1.250m; e a EBE2 com uma vazão de 19,10 litros por segundo em diâmetro de 150mm e recalque de 1.230 metros.

O investimento será executado em duas etapas. A primeira, autorizada hoje, que começa a partir do segundo semestre deste ano, e a próxima para o primeiro semestre de 2017.

Texto: Letícia Bonato, com informações da Corsan
Edição: Cristina Lac/Secom