Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Servidor da SOP participa de curso sobre arquitetura prisional

Publicação:

2016091411142114-09-2016-11-11-33.jpg
Servidor da SOP participa de curso sobre arquitetura prisional - Foto: Divulgação SOP

A segurança pública é uma das prioridades do Governo do Estado, a qualificação e capacitação profissional dos servidores técnicos é uma preocupação constante da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação.
O servidor Carlos Eduardo Iponema Costa, lotado na Divisão de Projetos Arquitetônicos do Departamento de Obras Públicas da secretaria, participou na última semana do curso “Arquitetura Prisional”, realizado pela AEA Educação Continuada na cidade de São Paulo.


O curso teve como objetivo de fazer uma reflexão acerca dos fundamentos sobre os quais se sustenta o sistema penitenciário, verificando os seus objetivos ideais, em contraste com as manifestações concretas da realidade, de modo a se compreender tamanhas frustrações no que concerne ao tema.


O curso de Arquitetura Prisional também abordou a história do Sistema Prisional e a sua evolução, a legislação e as políticas públicas envolvidas diretamente no tema, assim como novas metodologias, modelos arquitetônicos, materiais e sistemas construtivos. Também foi abordado temas relacionados a segurança, a ressocialização dos detentos e a privatização e parcerias públicos-privadas no sistema prisional.


De acordo com o arquiteto Carlos Eduardo Iponema o curso foi bastante proveitoso, e fundamental para a troca de informações e conhecimentos sobre o sistema prisional brasileiro. Durante o curso foi abordado o gerenciamento de projetos e obras, projetos de arquitetura prisional, tecnologia, sistemas prediais e estruturas, assim como um breve histórico do sistema penitenciário. A qualificação e o conhecimento profissional são fundamentais para o desenvolvimento de ações e projetos que possam beneficiar diretamente a nossa população.

Secretaria de Obras Públicas