Assinada ordem de início para obras de esgotamento sanitário em três municípios gaúchos

Na manhã desta segunda-feira (16), foi assinado pela governadora em exercício, Silvana Covatti, pelo presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Flávio Ferreira Presser, três ordens de início para obras de ampliação e implantação de redes coletoras de esgoto nos municípios de Cachoeirinha, Ijuí e Santo Ângelo.  A cerimônia realizada no Palácio Piratini contou com a presença do secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann e de prefeitos dos municípios contemplados.

Com as obras de ampliação e implantação de redes coletoras de esgoto, serão beneficiados diretamente 27.635 pessoas, garantindo saúde, melhor qualidade de vida e proteção ao meio ambiente, investimento total de R$ 30.248.691,33 nos municípios.

O secretário de Obras, Gerson Burmann destacou que investir em saneamento básico significa melhoria no índice de desenvolvimento humano e na qualidade de vida. “Investir em saneamento básico é garantir a melhora da qualidade de vida da população. Essa obra é invisível aos olhos, mas altamente importante para o desenvolvimento dos municípios e na saúde preventiva. Nosso grande desafio é trabalhar na extensão da rede de esgotamento sanitário para toda a comunidade gaúcha”, destacou o secretário.

O município de Cachoeirinha será contemplado com a construção de50,8 kmde redes coletoras, 5.034 ramais prediais, 1.441 ramais intradomiciliares,26 mde travessia não destrutiva e14 mde travessia sob o arroio Passinhos. Essa obra vai beneficiar 15.935 moradores dos bairros Vila Anair, Vila Vista Alegre e Vila Fátima, localizados na bacia do arroio Passinhos. O investimento total será de R$ 19.659.646,08 e a obra tem prazo de conclusão de 24 meses.

Com cerca de R$ 46 milhões de recursos captados pelo PAC 2 para a ampliação da rede, a Corsan deve aumentar de 44% para 70,09% o índice de tratamento de esgoto no município.

Em Ijuí, a ampliação da rede coletora será de22,4 km, sendo executado juntamente com a implantação de 2.199 ramais prediais e da Estação Elevatória de Esgoto Tancredo Neves. O investimento total nessa obra será de R$ 7.791.054,40. A partir da ordem de início, a obra tem um prazo de 24 meses para ser concluída, beneficiando 8.700 pessoas. A Corsan possui, em recursos captados pelo PAC 2, R$ 40.892.035,77 para investimentos no município, após a conclusão de todas as obras previstas no financiamento, o atual percentual de esgoto tratado pela companhia, que é de 10%, deve passar para 51%.

No município de Santo Ângelo a rede coletora também será ampliada, prevendo a implantação de7,7 kmde canalizações no bairro Oliveira, além de741 mde redes auxiliares e 790 ramais prediais. A obra deve ser concluída em até 12 meses beneficiando 3 mil habitantes, investimento de R$ 2.800.990,85.

Cerca de R$ 40 milhões em recursos captados na 4ª seleção do PAC 2 devem ser investidos em melhorias para o saneamento do município. Após a implantação de todas as obras previstas com os recursos captados, o percentual de esgoto tratado deve passar de 19% para 51%.