Secretaria Estadual de Obras completa 127 anos de história

20170322200940entrega-relatorio.jpg
Secretaria Estadual de Obras completa 127 anos de história - Foto: Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Para comemorar mais um aniversário, a Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação promoveu na tarde de terça-feira (21), a solenidade em comemoração aos 127 anos da instituição e a entrega do relatório de prestação de contas referente aos anos de 2015 e 2016.

O relatório com o detalhamento de algumas das 300 obras em execução e concluídas foi entregue ao governador José Ivo Sartori, pelo secretário Gerson Burmann, em cerimônia realizada no Palácio Piratini. Ao longo dos seus 127 anos, a secretaria tem como principal objetivo transformar os desafios para o desenvolvimento do Estado em oportunidades de crescimento econômico e social.

Sartori reconheceu o esforço dos servidores da secretaria, solicitando a colaboração de todos numa força-tarefa para agilizar a conclusão das obras, especialmente nas áreas da educação e segurança pública. "Desejamos construir serviços públicos qualificados, que valorizem a sociedade e a vida das pessoas. Conto com a boa vontade e disposição de todos para melhor atendermos os gaúchos. É hora de mobilização: garantir o combate à criminalidade e melhores escolas", afirmou.

O governador também acompanhou a reprodução de um vídeo, produzido pela equipe de comunicação da secretaria, com as principais ações e projetos desenvolvidos nos anos de 2015 e 2016, nas áreas de saneamento, habitação, obras e no apoio operacional aos municípios gaúchos.

O Secretário Estadual de Obras, Gerson Burmann, agradeceu a presença de todos os servidores, destacando a importância do trabalho desenvolvido pela secretaria. “A Secretaria de Obras completa neste dia 21 de março os seus 127 anos de história, voltadas exclusivamente para o desenvolvimento do nosso estado e para importantes conquistas da nossa população. Nesta data especial é fundamental que façamos uma demonstração das ações, serviços e projetos desenvolvidos pela SOP nesses dois anos de gestão, tanto na execução e fiscalização de obras, na recuperação de estradas vicinais, na regularização fundiária e construção de unidades habitacionais, quanto na perfuração de poços artesianos e construção de redes de abastecimento de águas, demonstrando efetivamente o comprometimento do seu corpo técnico de profissionais”, destacou o secretário.

“Apesar da grave crise financeira que o Rio Grande do Sul está enfrentando, mais de 300 escolas receberam investimentos do governo em obras para melhorar e qualificar o ensino público, oportunizando aos alunos e a comunidade escolar uma estrutura adequada para o processo de aprendizagem. A previsão para o ano de 2017 é de cumprir uma série de investimentos em obras nas áreas da educação, segurança pública e saúde, demonstrando o importante trabalho realizado e a participação da secretaria nas grandes conquistas”, projetou o secretário.

A conclusão da obra de construção do Hospital Regional de Santa Maria é uma referencia para a área da saúde pública, uma importante demanda da comunidade que contou com o investimento deR$ 45 milhões. A previsão é que com o início do funcionamento do hospital serão beneficiados mais de um milhão de pessoas nas regiões Central e Oeste.

Na área da educação, além das obras de autonomia financeira em execução e concluídas, destacam-se as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual de Educação Básica Justino Costa Quintana, localizada no município de Bagé que está em fase final de conclusão e irá beneficiar mais de 1,5 mil alunos.

O início das obras de reforma e restauração do Instituto de Educação General Flores da Cunha, localizado no município de Porto Alegre também vai representar um avanço na área de educação, investimento de R$ 22 milhões que irá preservar o patrimônio histórico e garantir uma estrutura adequada para o ensino.

Já na segurança pública, a mais recente realização foi a retomada da construção da nova sede do Instituto-Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre. O investimento ultrapassa R$ 29 milhões, sendo R$ 25,9 milhões do governo federal e R$ 3,3 milhões de contrapartida do Estado.

Na área de habitação o destaque foi para a construção de 638 unidades habitacionais nos municípios de Porto Alegre e Arroio dos Ratos, investimento de R$ 40 milhões, que irá auxiliar na diminuição do déficit habitacional no estado.

A perfuração de poços artesianos e o investimento na construção de redes de abastecimento de água receberam uma atenção especial do governo do estado, garantindo às famílias o acesso e o abastecimento de água própria para o consumo humano. Também foi citada a assinatura da ordem de início para a elaboração do Plano Estadual de Saneamento, que contará com o investimento de R$ 5,2 milhões.

Diante da necessidade de implementar novas ferramentas de gestão pública, a Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação vem desenvolvendo e aprimorando o Sistema de Gestão de Obras (SGO), uma importante ferramentadeexcelência na prestação de serviços, no acompanhamento e na fiscalização de obras públicas no estado do Rio Grande do Sul.O projeto SGO é desenvolvido em parceria com a PROCERGS, contando com o gerenciamento da Secretaria de Obras e a participação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado - CAGE e da Secretaria Estadual de Educação.

Outra importante ação foi desenvolvida pelo departamento de desenvolvimento urbano, que beneficiou mais de oitenta municípios com o empréstimo e contratação de horas máquinas, para a execução dos serviços de recuperação de estradas vicinais e o desassoreamento de rios e arroios.

Participaram da solenidade o vice-governador José Paulo Cairoli; o secretário adjunto de Obras, Augusto Arnold Filho; representantes das 28 Coordenadorias Regionais de Obras Públicas, diretores e demais membros do corpo técnico da secretaria.