Nova sede do IGP pauta reunião entre os secretários de Obras e da Segurança

201705181648001495136752e844529c48d7fdde586beaa97220a242.jpg
Nova sede do IGP pauta reunião entre os secretários de Obras e da Segurança - Foto: Rodrigo Ziebell / ASCOM SSP

Uma das prioridades da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado é a força-tarefa com foco na liberação e execução de obras e projetos prioritários para a área da Segurança Pública. O titular da secretaria estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, reuniu-se, na quarta-feira (17), com o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, para alinhar as ações, tendo como objetivo principal as obras do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do Sul, nova sede do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que foram retomadas em fevereiro.

A nova sede abrigará a administração central do órgão, as direções de departamento e todos os laboratórios responsáveis pelos laudos periciais. Servirá, também, como núcleo de treinamento e intercâmbio de conhecimento para profissionais da área. “Estamos trabalhando para destravar as obras, como o IGP, para que o governo adquira a velocidade que o Estado necessita. Estamos à disposição da Secretaria da Segurança Pública”, destacou Fabiano Pereira.

Para o secretário Cezar Schirmer, a construção do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do Sul representa um grande avanço para o sistema de segurança pública do RS. “Hoje, já somos referência em perícia para o Brasil. Tenho a convicção de que a nova estrutura permitirá que tenhamos um centro de excelência, o melhor da América Latina”, disse.

O prédio está sendo erguido no terreno entre a sede da Secretaria Estadual da Segurança Pública e a Estação Rodoviária de Porto Alegre. A obra é fruto de convênio firmado entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Governo do Estado. O projeto prevê a construção de cinco unidades, uma em cada região do Brasil, sendo que a obra gaúcha é a que se encontra em estágio mais avançado. A obra possui valor total de R$ 29,2 milhões. Destes, R$ 25,9 milhões são recursos do governo federal, com contrapartida do governo do Estado de R$ 3,3 milhões.

Participaram da reunião, ainda, a diretora do Departamento de Obras Públicas, Roberta Campani, o diretor da Coordenadoria Estadual de Obras Públicas (Ceop), Ricardo Todeschini, o assessor técnico Odir Baccarin e a diretora do Departamento de Regularização Fundiária e Reassentamento (Derer), Lisiane Manassi Gomes.