Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.

Bem-vindo!

15 de Setembro de 2014

Página inicial > Obras > O departamento de Obras Públicas

O departamento de Obras Públicas

Competem às Obras Públicas, ações de construção, conservação, ampliação, reforma e recuperação dos prédios do Estado, bem como a fiscalização e supervisão destes. Cerca de 90% dos trabalhos desenvolvidos pela SOP são oriundos da pasta da Educação, em escolas e instituições de ensino, o restante divide-se em Segurança Pública, em presídios e albergues, Saúde, nos hospitais, além da Agricultura, Cultura, entre outras.

A atuação da SOP é identificada em grandes patrimônios do Estado. Obras importantes para o progresso do Rio Grande do Sul, como o Palácio Piratini e o prédio da Faculdade de Medicina, além do próprio Centro Administrativo Fernando Ferrari, onde ela se encontra, fazem parte deste sólido trabalho.

O Hospital São Pedro, que foi a primeira instituição psiquiátrica da capital gaúcha, é uma obra que também merece destaque por contribuir para a saúde e a reabilitação psíquica dos pacientes, sendo considerado um grande avanço para a população. Outras grandes obras emblemáticas como a Secretaria da Fazenda, o Instituto de Educação e a Praça da Matriz caracterizam a mobilização da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano como marco na história rio-grandense.

Dentre as suas atribuições destacam-se:

Hospital Regional de Santa Maria tem investimento de R$ 36,3 milhões

O complexo do Hospital Regional de Santa Maria, em fase de construção, irá suprir a necessidade dos hospitais na Região Central e Oeste do Estado. Ao todo serão 277 leitos para reabilitação e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O investimento é de R$ 36,3 milhões, divididos entre recursos do Tesouro do Estado e da União. A obra, com uma área total de mais de 20 mil metros quadrados, deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas.

SOP constrói a primeira Academia de Segurança Pública do país

A construção da Academia Civil da Segurança Pública (Acisp), concluída no fim do primeiro semestre do 2011, é uma das obras que se destacam na Secretaria. A Acisp tem por objetivo selecionar, formar e especializar profissionais da área de segurança pública. Um conceito inédito no país.

Ela está localizada na Av. Antônio de Carvalho, 555, em uma área de 19.296,93 m². As imediações possuem áreas de ensino e para condicionamento físico, linhas de tiro, alojamentos, ginásio de esportes, laboratórios, piscina olímpica, restaurante, biblioteca, auditório e administração.

Zona Norte de Porto Alegre ganha Unidade de Pronto Atendimento

Com capacidade para atender até 450 pacientes por dia o prédio da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Zona Norte de Porto Alegre foi inaugurada no dia 28 de setembro de 2012. Foram investidos mais de R$ 3,5 milhões do governo Federal, do Estado e do Município.

A obra foi entregue com 26 leitos, desses, 15 para adultos, cinco pediátricos, quatro para estabilização de pacientes e dois para isolamento. Outras UPAs estão sendo construídas em Cachoeira do Sul, Lajeado e Santo Ângelo.

Central de Polícia de Canoas é referência no Estado

A Central de Polícia de Canoas, inaugurada em maio de 2012, servirá de referência para outras construções. Elaborada por arquitetos da Secretaria, ela prioriza o atendimento à vítima, com acessos diferentes para agredido e agressor. Foram investidos cerca de R$ 5 milhões na obra. Em Caxias do Sul está em andamento uma central do mesmo modelo.

Secretaria de Obras trabalha no projeto Escolas Indígenas

Buscando um diferencial em seus projetos, a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP) vem trabalhando na construção de escolas indígenas no Rio Grande do Sul. A primeira escola foi construída em maio de 2011 no município de Liberato Salzano. A Francisco Kanheró conta com 14 professores (sendo sete indígenas) para atender 182 alunos. A iniciativa foi implantada também nos municípios de Erval Seco e Redentor.

Finalizadas obras na nova sede do Comando do Corpo de Bombeiros

A Secretaria entregou, em outubro de 2012, ao Comando do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar a sua nova sede, que se localiza na Avenida Silva Só, no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre. Os serviços foram orçados em R$ 1,3 milhão.

As obras partiram da reforma e ampliação de uma antiga oficina, onde, na década de 1950, eram construídas viaturas de combate contra incêndios. O galpão se transformou no novo centro administrativo da corporação com alojamento para os bombeiros.

Reforma e construção de penitenciárias possibilita mais de 2 mil vagas

Com a construção da Penitenciária Arroio dos Ratos, e de módulos nas penitenciárias de Charqueadas, Santa Maria e Montenegro, foram abertas 2.008 vagas para o regime fechado.  Mais 108 vagas para o regime semi-aberto foram criadas com a conclusão do Albergue junto à Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ). Medida que desafogará gradativamente a superlotação do Presídio Central de Porto Alegre.

Endereço da página:
Secretaria estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1501 - Bairro Praia de Belas - 3º e 18º andares.
Porto Alegre - RS
Últimos Tweets