Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Estado entrega reforma da Escola Indígena Fag Nhin, em Porto Alegre

Publicação:

53665388559 3e6f9a863c k
Secretária Zilá participou do ato com o governador em exercício Gabriel Souza e secretária Raquel Teixeira - Foto: Rodrigo Ziebell/ GVG
Por Texto: Ascom SOP e Ascom Seduc

No dia em que se celebram os Povos Indígenas, 19 de abril, o Governo do Estado entregou a reforma geral da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A instituição de ensino recebeu investimentos de R$ 362,2 mil por meio do Programa Lição de Casa, coordenado pelas secretarias de Obras Públicas e da Educação. O ato contou com a presença do governador em exercício Gabriel Souza, da secretária da Educação, Raquel Teixeira, e da secretária de Obras Públicas em exercício, Zilá Breitenbach, do diretor João Maurício Farias, do cacique Kaingang Samuel da Silva, entre outras lideranças e autoridades.

“Nós temos mais de 100 escolas indígenas no Rio Grande do Sul, atendendo mais de 6 mil crianças e jovens em diversos municípios gaúchos. O nosso governo acredita na educação, e a reinauguração dessa escola tão importante para a comunidade, que recebeu melhorias e qualificações a partir de investimentos do governo estadual, demonstra o nosso compromisso também com as políticas públicas para os povos indígenas”, destacou o governador em exercício.

Fundada em 30 de abril de 2004 e prestes a completar 20 anos, a escola passou por uma ampla reforma e por readequação de espaços. Foi construída uma sala para a administração, refeito o telhado, trocadas esquadrias, reformadas salas de aula e refeitas as redes elétrica e hidrossanitária, além da instalação de sanitários acessíveis. As obras foram executadas pela empresa Jireh Ltda, de Alvorada, e fiscalizadas pela 1ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop).

Compromisso com a educação e a infraestrutura escolar

“Cada grupo indígena tem a sua identidade, que deve ser preservada e respeitada. A escola tem que fazer a integração. O governo do Estado tem compromisso com a educação, com o ensino de qualidade, com infraestrutura escolar e em preparar as novas gerações para o futuro”, destacou a secretária Zilá, ressaltando a alegria da comunidade com o novo espaço.

53665248258 d619ccd876 k
No evento, Zilá destacou o compromisso do governo com a qualidade do ensino e com a melhoria da infraestrutura escolar - Foto: Rodrigo Ziebell/ GVG

Atualmente, a escola tem quatro turmas, e a estrutura conta com nove professores e especialistas, dois funcionários e um assistente pedagógico que atendem cerca de 40 alunos. A escola fica em uma área de 3,7 hectares, onde fica a aldeia do mesmo nome, na altura da Parada 25 da Lomba do Pinheiro. “A gente precisa construir situações, espaços de diálogo e projetos para diminuir o racismo que os povos indígenas sofrem. Fortalecer ações como essa, de reerguer a escola e fazermos projetos juntos, para que ao longo do tempo essas crianças que estão entrando no Ensino Infantil, que elas consigam ter daqui a cinco, dez, quinze, vinte anos uma outra realidade”, enfatizou o diretor João Maurício Farias.

A Fag Nhin conta com turmas de Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, tendo a formação da língua materna Kaingang e a disciplina de Valores Culturais contempladas na formação. Dados da Secretaria de Educação indicam que a taxa de aprovação nos anos iniciais é de 91,3% e nos anos finais, de 84,2%.

“A história do nosso país se deve muito aos povos originários. Celebrar os povos indígenas é mais do que uma obrigação é uma reverência que precisamos fazer a quem nos antecedeu”, afirmou a secretária da Educação, Raquel Teixeira. “Hoje, eu quero prestar a minha homenagem, meu respeito, a minha reverência ao papel do índio na construção do Brasil que temos hoje. Que os alunos de hoje se transformem em pessoas atuantes na sociedade”, completou a titular da Educação.

53665045111 58856fdbb3 k
Durante o evento, alunos fizeram apresentações artistícas - Foto: Rodrigo Ziebell/ GVG

Para qualificar a estrutura, a escola também recebeu três mesas de refeitório de seis lugares, um fogão industrial, armários de ferro para dispensa e sala de aula, um freezer, uma mesa e cadeira para o administrativo, além de 60 kits de material pedagógico para os estudantes. "A gente sempre conta com vocês, para que vocês sempre estejam do nosso lado, para que nós consigamos avançar cada vez mais. Isso é apenas o primeiro passo de muitos que vamos dar durante o ano todo”, celebrou o cacique Samuel da Silva, ao falar sobre a qualificação do espaço de aprendizagem para crianças e jovens. “Isso é apenas o primeiro passo de muito que nós vamos andar durante todo o ano” completou.


Sobre o Lição de Casa
O Programa Lição de Casa prevê investimentos de R$ 101,04 milhões para a qualificação da infraestrutura das instituições de ensino e a reformulação do ambiente escolar na rede estadual.

Secretaria de Obras Públicas