Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Obra do Museu de Arte Contemporânea do RS avança 20% em dois meses

Publicação:

foto mac rs 2504024 tanara
Secretárias Zilá Breitenbach e Beatriz Araujo visitaram o espaço que terá investimentos de R$ 3,2 milhões - Foto: Tanara Oliveira/ SOP
Por Ascom SOP e Ascom Sedac

As duas primeiras etapas da obra para instalação do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) na rua Comendador Azevedo, no 4º Distrito de Porto Alegre, já foram finalizadas, representando 20% do projeto final. A conclusão dessa fase foi marcada pela visita, na manhã desta quinta-feira (25), da secretária de Estado da Cultura (Sedac), Beatriz Araujo, e da secretária de Obras Públicas (SOP) em exercício, Zilá Breitenbach. Com investimento no valor total de R$ 3,2 milhões em recursos do Avançar na Cultura, programa executado pela Sedac, o Museu deve inaugurar sua sede permanente, batizada de MACRS 4D, em março de 2025, quando completa 33 anos de fundação.

Entre fevereiro e abril deste ano foram realizadas a substituição do telhado, as demolições do reservatório de água e das áreas internas, as instalações hidráulica, elétrica e pluvial, das esquadrias e do piso concretado com o acabamento de concreto polido. Em ato simbólico, na manhã desta quinta, a diretora do MAC, Adriana Boff, conduziu as secretárias e demais visitantes nos primeiros passos sobre o novo piso. Na área externa, bases para instalação de contêineres e pergolado também já estão concluídos. 

A readequação do edifício está dividida em oito etapas e é o primeiro equipamento do Estado a ser instalado no quarto distrito. A secretária Beatriz Araujo comemorou o andamento do projeto que, segundo ela, foi viabilizado por meio da articulação do poder público e da sociedade civil. “Essa conquista é fruto da parceria que temos com a sociedade, a partir da Associação dos Amigos do MAC [AAMACRS], e com a Secretaria de Obras, e esse vai ser um museu-bairro, que vai trabalhar muito com a comunidade”, informou. 

zila macrs tanara
Técnicos detalharam as etapas da obra, que têm conclusão prevista para outubro deste ano - Foto: Tanara Oliveira/ SOP

Os visitantes também terão acesso ao foyer, loja e galeria expositiva. De acordo com a diretora da instituição, Adriana Boff, “será um Museu com compromisso social e com a arte contemporânea, contando com espaço educativo para projetos sociais já iniciados pela Associação dos Amigos”. No local será instalado ainda um jardim de esculturas com obras do acervo, operação gastronômica e dois bondes históricos da Carris, doados pela Polícia Civil.

A secretária de Obras Públicas em exercício, Zilá Breitenbach, afirmou ser um momento importante, considerando o histórico de dificuldades do governo para realizar investimentos. “Não havia recursos para obras na área da cultura e hoje se resgata um sonho de mais de 30 anos”, ponderou, acrescentando que “sem esse piso, não se anda para frente”, fazendo alusão aos primeiros passos dados sobre o concreto polido instalado no local.

Além das secretárias Beatriz Araujo e Zilá Breitenbach, e da diretora do MACRS, Adriana Boff, estiveram presentes na vistoria da obra da nova sede do Museu a presidente da AAMACRS, Maria Fernanda Santin, e os diretores de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Carlos Renato Savoldi. Também participaram da visita o subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público da SOP, Giovane Wickert, e o diretor adjunto do Departamento de Projetos em Prédios Diversos da SOP, Johny Berti.

 Sobre o espaço

A sede do MACRS vai ocupar a área aproximada de 2,3 mil m² do imóvel doado pelo governo do Estado em 2019. A área conta com 496 m² no térreo, 125 m² no pavimento superior e 1.760 m² de pátio externo. O projeto de reforma e readequação do espaço foi doado pela Associação de Amigos do MACRS, e o investimento foi autorizado pelo Executivo em dezembro de 2023. A previsão é de que a obra esteja concluída até outubro. Os trabalhos são executados pela Plano M Construtora. A fiscalização dos trabalhos é de responsabilidade da 1ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop).  

O 4º Distrito de Porto Alegre, onde o Museu será instalado, tem passado por revitalizações constantes, tornando-se uma região de atividades empreendedoras, culturais e de lazer para um público jovem, que se conecta com a arte e com os movimentos contemporâneos da sociedade.

Secretaria de Obras Públicas