Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Gestão de Busato contempla 70% das Obras do Estado

Publicação:

20140320184343gestaobusato200314.jpg
Durante sua gestão, 70% das obras do Estado foram atendidas. Mais de 2000 foram realizadas neste período - Foto: Walter Fagundes/SOP

Em função da dinâmica da ação governamental, a Secretaria de Obras Públicas assumiu durante a gestão de Luiz Carlos Busato, em 2011, um novo perfil administrativo, incorporando à Secretaria temas estratégicos da Irrigação e do Desenvolvimento Urbano, bem como a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). 

Diante disso, Busato encarou o primeiro desafio de reestruturar a Secretaria de Obras Públicas, irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP). “Investimos no ambiente de trabalho e na capacitação dos nossos servidores, valorizamos o quadro de engenheiros e arquitetos através de reajuste salarial de quase 100% e estruturamos 28 coordenadorias regionais”, declarou.

 Durante sua gestão, 70% das obras do Estado foram atendidas. Mais de 2000  foram realizadas neste período, como construções e reformas de prédios públicos na área da saúde, segurança e educação, onde 1815 escolas foram atendidas. Em áreas rurais, mais de 10 mil famílias foram beneficiadas com a implantação de redes de abastecimento de água, construção de 600 açudes e recuperação de outros 3000. “Estamos falando de pessoas que, em pleno século 21 não possuíam água encanada em suas casas” afirmou o titular. 

Além disso, repactuou os convênios com o Ministério da Integração a fim de captar recursos suplementares para a conclusão das barragens em Taquarembó e Jaguari, onde a licitação teve empresa vencedora e os contratos serão assinados na próxima semana. Também, está aprovado em Brasilia, aguardando a liberação de recurso, as barragens de São Sepé e Passo da Ferraria, bem como  projetos de Estancado e Soturno.

 Em parceria com o Governo do Estado, em 2013, lançou o Programa Estradas do Desenvolvimento, onde estradas vicinais foram recuperadas, fomentando assim o escoamento da produção, o transporte de alunos, entre outros. Atendeu cidades em estado de emergência com máquinas cedidas pela Secretaria e em conjunto com a Metroplan, desenvolveu o  Programa Passe Livre, bem como os estudos para contenção de cheias nos municípios metropolitanos de Porto Alegre e outros  projetos para mobilidade urbana. “Temos obras importantes como o Catamarã, a recuperação de obras significativas como Casa Mario Quintana, Ospa, parque Assis Brasil, Delegacia de Canoas, Delegacia  do Aeroporto, Presídios, asfaltos diversos da Metroplan e a própria Metroplan, isso sem falar na política de Irrigação – Implantação do Plano de Irrigação de Usos Múltiplos da Água - Conselho Metropolitano, Conselho de Irrigação, etc.” destacou Busato. 

A pedido do Governador, Busato interiorizou a secretaria, levando pessoalmente Infraestrutura e Desenvolvimento a cada município, o que significou mais uma ação pioneira de governo. “Agradeço ao Governador Tarso Genro pela a oportunidade de administrar uma pasta tão importante. Saio agradecido pelas realizações e por fazer história em uma das secretarias mais antigas, que no próximo dia 21 completa 124 anos”

O Deputado Federal  Luiz Carlos Busato formalizou  oficialmente sua saída  da Secretaria de Obras Públicas, passando a pasta ao seu sucessor, Eduardo Martins Medeiros.

Secretaria de Obras Públicas