Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

As obras na Barragem Taquarembó começam dentro de uma semana

Publicação:

20140602173629ois-taquarembo.jpg
Secretário De Obras Públicas, Eng. Eduardo Medeiros assina Ordem de Início da Barragem Taquarembó - Foto: Walter Fagundes

Autoridades assinam a Ordem de Início das Obras da Barragem Taquarembó

Mais de R$ 70 milhões serão investidos para irrigar  a região rural de Dom Pedrito e Lavras do Sul

Após três anos e meio de trabalho para retomar as obras da barragem de Taquarembó, a Secretaria de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP) assinou a ordem de início das obras que está paralisada desde 2011, nesta quinta-feira (29) em Dom Pedrito,

De acordo com Medeiros, Secretário de Obras Públicas, a Sanenco foi contratada para execução da conclusão dos serviços do maciço da barragem, construção dos diques e tomadas de água, instalações elétricas e sistema de proteção da barragem e construção da ponte sobre a ERS 630, que liga São Gabriel a Dom Pedrito. Ele afirma que os programas ambientais também estão previstos na obra, que terá o investimento de R$ 76,6 milhões, sendo 1% de contrapartida do Estado e 99% da União.

 A barragem, que tem como função criar um reservatório de acumulação de água para usos múltiplos, está sendo executada no arroio Taquarembó, localizado entre os municípios de Dom Pedrito e Lavras do Sul na região da Campanha. Após a conclusão, os volumes armazenados irão fazer o abastecimento humano da cidade de Dom Pedrito, com a possibilidade de irrigar 16.7 ha das várzeas do arroio Taquarembó, com um potencial futuro de 38.087 ha irrigado, além da garantia da vazão remanescente para o atendimento ao equilíbrio ambiental do ecossistema na região. Estima-se que as obras sejam retomadas dentro de uma semana.

“Foi um trabalho em equipe, por isso chegamos até aqui. Esta é a maior obra que o governo irá fazer em um contexto social, tanto na reservação de água, vazão das enchentes e uso de água como também na geração de trabalho e serviços contratados da região”, afirmou Busato.

O Deputado Federal Luiz Carlos Busato, titular da SOP à época e responsável por repactuar o convênio com o Ministério da Integração para captar recursos suplementares para a conclusão da barragem, participou do ato da assinatura juntamente com representantes da  empresa contratada e autoridades do município.

  

Secretaria de Obras Públicas