Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Implantação do Novo Sistema de Gestão garante maior transparência das ações da Secretaria de Obras Públicas do Estado

Publicação:

20141009145420-dsc8264.jpg
O Programa desenvolvido pela Procergs - Foto: Ramao Alvares

Diante da necessidade da transparência da aplicação dos recursos e execução das obras realizadas pela Secretaria de Obras Públicas, foi formalizada nesta quarta-feira (08) o Sistema de Gestão de Obras, SGO, que substituirá o atual programa PGP. O novo sistema foi criado e apresentado pela Procergs, contratada por dispensa de licitação, aos órgãos de Governo que participam do projeto: SOP, CAGE, SARH e órgãos considerados clientes da SOP.

O objetivo é automatizar o processo de gestão de obras públicas do Estado com o apoio de um sistema digitalizado e integrado. Dentre os benefícios, está a padronização de documentos e procedimentos, a minimização de redundância de dados e processos, a integridade das informações, rastreabilidade e facilidade de auditoria, entre outros. Estima-se que na próxima segunda-feira (13) será disponibilizado aos técnicos operadores o 6º sprint (fase) de um total de 10 previstos para a conclusão. Dado como plenamente concluído, o sistema será de livre acesso ao público apenas para leitura.

De acordo com a Procergs, o PGP continuará sendo utilizado concomitante com o novo sistema, até que haja plena transposição deste para o SGO, pois as informações sobre as obras iniciadas lançadas no PGP, e que ainda não foram concluídas, só poderão ser alimentadas no sistema antigo.

A implantação do SGO é uma conquista do Secretário de Obras Públicas, Luis Carlos Busato, e do Secretário Adjunto, Germano Dalla Valentina, à época, juntamente com o respaldo do Engenheiro Ricardo Todeschini e do Arquiteto Baccharin, ambos do Departamento de Obras, que há mais de três anos trabalharam para vencer os entraves, e garantir a democratização da informação sobre as ações da Secretaria de Obras Públicas. Respaldo político e técnico, imprescindíveis para que a SOP pudesse chegar a este momento de firmatura do termo contratual, hoje materializado e publicado no Diário Oficial do Estado.

Texto: Luciana Debom / ASCOM SOP

Secretaria de Obras Públicas