Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Secretário Gerson Burmann acompanha caminhada pelo Morro Santa Teresa

Publicação:

2015110912474717b7bbb632d4cf680b7d42da6785f36d.jpg
Secretário Gerson Burmann acompanha caminhada pelo Morro Santa Teresa - Foto: Jean P. H. Maidana / ASCOM SOP

O Secretário de Estado de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann,  participou neste final de semana, da caminhada orientada pelo Morro Santa Teresa, localizado no município de Porto Alegre.  

A décima segunda edição da Caminhada no Morro Santa Teresa, promovido pelo movimento em defesa do morro tem como proposta apresentar à sociedade gaúcha a realidade das famílias que residem no morro, os campos remanescentes do bioma pampa, a mata nativa, a saibreira e a vista vislumbrante da cidade, da orla e do Rio Guaíba, em uma visita guiada pelas lideranças comunitárias do complexo.

A caminhada deste sábado teve início por volta das 10h, no Belvedere Ruy Ramos, reunindo mais de cinqüenta participantes, percorrendo a Vila União, a área do Campo Grande, Vila Ecológica, Vila Gaúcha e Padre Cacique.

O Secretário Gerson Burmann classificou a regularização fundiária do Morro Santa Teresa como uma das prioridades da secretaria. “A regularização fundiária do Morro Santa Teresa é de fato, uma pauta muito importante para a Secretaria de Obras. Hoje conhecemos um pouco mais da realidade e das dificuldades que as famílias que residem nas Vilas Gaúcha, Figueira, União, Ecológica e Padre Cacique enfrentam diariamente. Nosso objetivo é promover a regularização fundiária do Morro Santa Teresa, garantindo também a preservação cultural da região e do meio ambiente. Os moradores já possuem o direito de habitação, mas ainda é preciso a regularização das áreas, dessa forma estamos trabalhando de forma conjunta com as organizações públicas, entidades e a comunidade em busca de um desfecho final para essa situação”, destacou Burmann

De acordo com o Coordenador do Movimento, Vinícius Galeazzi a iniciativa é uma forma de sensibilizar e apresentar a realidade das famílias que residem no Morro Santa Teresa. “Hoje chegamos à décima segunda edição da caminhada do Morro Santa Teresa, tendo a satisfação de contar com a presença do Secretário Estadual de Obras, Gerson Burmann. Esse passeio tem como objetivo mostrar e apresentar as belezas dessa área, assim como dar visibilidade as carências que as comunidades daqui enfrentam diariamente, nas áreas de saneamento e iluminação pública” destacou o coordenador.

Burmann afirmou que o governo do Estado é parceiro nessa causa, destacando que a criação do grupo de trabalho, reunindo representantes dos órgãos públicos e da comunidade, é uma das ferramentas para debater e buscar as soluções necessárias para a regularização da área. Ainda de acordo com o secretário, a primeira etapa é concluir o projeto de regularização, a tarefa não é simples, existem limitações financeiras, assim como dificuldades em promover a melhoria da infraestrutura local.

Participaram da caminhada a Chefe de Gabinete da SOP, Adenir de Fátima Jahn, o Diretor de Habitação, Eduardo Fiorin, a Diretora do Departamento de Regularização Fundiária, Lisiane Manassi Gomes, o diretor adjunto de habitação, André Fortes, o secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, líderanças comunitárias e público em geral.

 

Secretaria de Obras Públicas