Pesquisadores colombianos conhecem tecnologia que conta com parceria da SOP

Em frente a um contêiner azul, cinco homens e três mulheres posam.
Equipes das duas universidades em visita ao sistema de extração do excesso de flúor - Foto: Divulgação/SOP
Por Ariel Engster/ASCOM SOP

Professores da Universidade del Quindío, da Colômbia, estiveram em Santa Cruz do Sul para conhecer tecnologias desenvolvidas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Entre elas, o sistema de filtros que extrai o excesso de flúor na água de poços artesianos, desenvolvido através de cooperação entre a Corsan e a instituição de ensino, articulada pela Secretária de Obras Públicas (SOP).

"Eles ficaram bem impressionados com o projeto, especialmente por ser algo que sai da academia como pesquisa e gera uma tecnologia que a gente consegue aplicar e resolver um problema", afirma Adilson Ben da Costa, professor dos programas de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e em Sistemas e Processos Industriais e diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação da Unisc e que desenvolveu o sistema, chamado precipitação por contato.

Os professores colombianos conheceram a tecnologia na comunidade de Piquiri, em Cachoeira do Sul, onde vem sendo testada desde julho de 2023. Até então, a localidade dependia de duas viagens diárias de caminhões-pipa para o abastecimento. Com o sistema, os poços artesianos passaram a disponibilizar água potável de qualidade aos moradores do Piquiri, dispensando custos de transporte. Em dezembro, após o treinamento das equipes, a Aegea, atual proprietária da Corsan, assumiu o serviço.

Costa começou os estudos da precipitação por contato quando ainda era aluno da Unisc, nos anos 1990. Primeiro, foi desenvolvida uma solução individual, para ser instalada em bebedouros. Depois, ela foi ampliada para abastecer o campus. Em 2021, através da articulação feita pelo então secretário adjunto da SOP, Giovane Wickert, foi assinada a parceria com a Corsan para a instalação do Sistema Automatizado para a Desfluoretação de Águas Subterrâneas em Cachoeira do Sul, atendendo a cerca de 100 famílias.

O sistema permite recuperar poços artesianos já existentes, mas que não são utilizados devido ao excesso de flúor na água. Outras soluções disponíveis não funcionam em grande escala e têm custo elevado. A tecnologia desenvolvida por Costa trata a água e a distribui direto na rede, sem precisar de instalações individuais em cada unidade – o que também facilita a fiscalização e manutenção do filtro, que pode ser feita em um só local.

As duas universidades são parceiras desde 2016, promovendo intercâmbios entre professores e alunos de ambas as instituições.